O Alto Xingu é uma região da Amazônia marcada pelo desflorestamento e pecuária extensiva, na qual a agricultura familiar se destaca como forte aliada para conter atividades, que como estas, impactam no meio ambiente. O cacau agroflorestal de São Felix do Xingu contribui para a manutenção da paisagem florestal no meio rural por ser uma cultura que é consorciada com inúmeras árvores nativas de interesse econômico e ambiental. Além disso, a cultura do cacau é a segunda principal atividade econômica do município gerando renda e aliando a floresta ao desenvolvimento da agricultura familiar na região. 

Para fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar foi criada em 2013 a CAMPPAX - Cooperativa Alternativa Mista dos Pequenos Produtores do Alto Xingu, cooperativa formada por 200 famílias e com produção anual aproximada de 1000 toneladas de cacau.  Esta cooperativa, tem se estruturado para obter certificações tais como FAIR TRADE e ORGÂNICO (em fase de implementação para a certificação) e participa de programas como o Projeto FLORESTAS DE VALOR, em parceria com o IMAFLORA, no qual se têm como ideais o fortalecimento das cadeias de produtos florestais não madeireiros, a disseminação da agroecologia e a conservação da floresta em três regiões do estado do Pará, a Calha Norte do Rio Amazonas, a Terra do Meio e o município de São Félix do Xingu. Além do cacau, a CAMPPAX produz ainda outras matérias-primas tais como castanha do Brasil, jaborandi, abacaxi e outras frutas, gerando uma gama diversificada de soluções para seus clientes e parceiros que assim como a IBC, buscam qualidade e sustentabilidade para o seu negócio.

AMAZÔNIA - Ocidental

Total de Propriedades Agrícola que não usam nenhum tipo de Agrotóxico 100%.

70 unidades

Identidade Ambiental
Total da Área Protegida e Sustentável.

1000,00 ha

Recuperação da Floresta
O programa tem como objetivo recuperar áreas degradadas de florestas amazônicas destruídas pela pecuária intensiva.

Área Recuperada

300 ha

Cultivado sob Sistema Agroflorestal
Abaixo das árvores com proteção de floresta, das copas das árvores, protegendo a fauna e a flora além de consorciar com (Banana, Babaçu, Açai, Castanha do Brasil, Cupuaçu do reino e outras variedades locais).

Números de Famílias registrados Orgânicos

150 famílias

Área de recuperação prevista no programa até

2018-2000 ha

PRODUTO DESENVOLVIDO SOB AGRICULTURA FAMILIAR.

IBC Indústria Brasileira de Cacau - Todos os direitos reservados - 2015
Redes Sociais: